Montando sua Tribo.

DeletedUser1358

Guest
Olá pessoal, tudo bem com vocês??

Bom, antes de mais nada, tudo que irei falar aqui não são "regras de vida", nem "regras tribais" ou algo do tipo. Essa é apenas a minha visão sobre gerenciamento e liderança de tribo que apliquei nas que eu liderei e que deram certo.

Não vou ensinar um passo a passo também, serão apenas dicas avulsas, porém se usadas de forma sábia, ajudarão qualquer pessoa(não importando se for novata ou com alguma experiência no jogo) a ter uma tribo "top da balada".

Vamos lá:

Foque nos Quadrantes

Quando iniciamos o jogo(pelo menos pelo PC), podemos escolher um quadrante do qual queremos iniciar, sendo eles noroeste, nordeste, sudeste ou sudoeste. Um dos maiores erros que vejo os líderes de tribos fazerem é o de recrutar jogadores que estejam totalmente fora do quadrante ao qual a maioria dos seus estão. Isso é péssimo tanto para ataques em conjunto, quanto para apoios, pois demanda-se muito tempo de viagem para as tropas.

Mas Ubber, se ele for meu amigo, faço como?
Peça para ele resetar no mesmo quadrante que o seu. O atraso que ele terá nisso, será muito menor que o atraso que ele possa causar para a tribo toda quando precisar de ajuda.

Mas... e se ele não for meu amigo e mesmo assim quer vir para a tribo?
Bom, eu não aceitaria mesmo sendo o "melhor jogador de todos os tempos", no máximo pediria um tempo a ele até que nossa tribo criasse um ninho ou simplesmente expandisse para a região dele.

Recrutamento massivo, fuja disso!

Aproveitando eu falamos acima sobre recrutamento, essa é uma dica de ouro também. Vejo muitas tribos recrutarem jogadores descontroladamente com o único objetivo de se manter no topo o que é um erro gravíssimo, na verdade é uma ilusão de ser top 1 e explico os motivos.

Primeiro de todos é que tribos como essas não tem uma estrutura para gerir tanta gente. Pois tribos "Mass Recruit"(nome dado a tribos de recrutamento massivo) não pensam em formar jogadores e por estarem aceitando qualquer jogador sem ter critério, não conseguem ensinar jogadores novatos, nem dar orientações de avanços aos mais veteranos, ou seja, nada anda.

Segundo que abrem as portas para espionagem(jogadores que entram apenas para passar informações para outra tribo).

Terceiro e não menos importante, as vezes é mais importante investir as habilidades tribais para melhorar o farm, força de ataque, etc, do que ter mais espaços.

Pouco recrutamento, também fuja disso!

"Qualidade é melhor que quantidade?" Depende. Já vi "tribos all-stars", aquela tribo que reúne só "a nata da sociedade", com os melhores jogadores jamais vistos na "galáxia do universo silvestre", mas que após certo tempo de servidor simplesmente somem. Isso se dá porquê ao passo em que ter muitos jogadores recrutados sem critério e foco em ensiná-los, ter poucos experientes torna-se cansativo a médio-longo prazo, pois a tendência são as tribos rivais aumentarem seu número de jogadores e por consequências número de aldeias totais e tropas comparado a tribos de poucos jogadores.

Cresça conforme o mundo

O segredo é o equilíbrio, não tenha pressa em alcançar o topo, mais vale demorar a ser a tribo top 1 e ficar lá para toda a eternidade do servidor do que alcançar o topo rápido e perder isso em pouco tempo. Preocupe-se em formar uma boa base, mas não se esqueça de abrir os horizontes. Procure abrir vagas assim que sentir que tens o suficiente para gerir esses novos jogadores. Uma tribo que saiba dosar a qualidade e a quantidade, é uma tribo campeã.

Sobre Staff

Sou da opinião de que ninguém chega a lugar algum sozinho. É preciso um time de pessoas comprometidas com a tribo para que ela cresça de forma linear. Ter um administrador, generais, capitães para ajudá-lo a organizar melhor a tribo é essencial. E puxando o gancho do último tópico, saiba dosar isso, ter poucos membros da Staff é prejudicial se você quer formar uma tribo grande, ao passo que ter muitos atrapalha a comunicação com a tribo tornando difícil da tribo absorver objetivos simples e diretos.

Liderança

Esse é um ponto que tenho certeza que causará algum atrito em relação a outros líderes tribais da comunidade, mas, é a minha opinião sobre(hehe) então aí vai: Líder é um só.

Não adianta dizer que você é o décimo quinto líder de uma tribo, no fim das contas o líder que mais se doou foi verdadeiramente o líder daquela tribo. E não estou entrando no mérito do ego, mas sim em termos de eficiência e a face da tribo, explico.

Quando eu digo face da tribo, quer dizer que toda tribo é diretamente o espelho do líder dela(veja que quando eu falo líder, não é o líder-fundador e sim quem está liderando, pois em muitos casos eu já vi o líder de uma tribo nem ter ao menos um cargo, mas, deixemos essa parte de lado), é importante que a tribo veja um representante como seu líder, pois assim gera-se identidade para que todos que estão nela se identifiquem ou não com o conceito principal da tribo.

O outro motivo é que deve-se ter sempre alguém que dê o martelo final para os direcionamentos que a tribo deve ter. Ter "muitos líderes" pode gerar embates sobre certos assuntos e tardar a chegar a conclusões de forma rápida e quem se prejudica com isso? A tribo.

Lembrem-se a tribo deve estar a frente de tudo e de todos, inclusive do líder.

O que é liderar?


Sei que pode parecer egocêntrico o que eu disse acima e vai totalmente de encontro ao que o disse a respeito de "sozinho não se chega a lugar algum", porém, é importante entender o conceito de liderança.

Ao contrário do que muitos pensam, ser líder não é ser o maioral, não é ser o jogador mais experiente da tribo, nem o mais bruto ou ofensivo. Se eu pudesse resumir liderança em uma palavra, essa seria: servidão.

O líder deve acima de qualquer coisa servir a tribo e aos que estão nela, o líder é a pessoa que vai colocar qualquer interesse pessoal atrás do que é importante para a tribo. Ele vai sacrificar o próprio ego se for preciso para que a tribo cresça e isso inclui engolir alguns sapos.

"Mas Ubber, líder então é um capacho?"

Longe disso, o líder é uma pessoa maleável que sabe a hora certa de acariciar e a hora certa de dar uma palmada e acredite, essa é uma das partes mais difíceis da liderança, coisa que eu até hoje procuro aprender.

Não é porquê você tem a decisão final nas direções que a tribo toma, que você deva agir sempre seguindo sua própria visão das coisas, liderar é saber ouvir os membros da staff, pois muitas vezes um capitão ou general entendam melhor como funciona o próprio front do que o líder da tribo e nesse ponto entra mais "servidão", pois é preciso saber ouvir antes de ponderar.

Amizades são mais importantes que a vitória

Pense comigo, uma pessoa que busca um jogo para se divertir, muitas vezes tem outras obrigações como trabalho, estudo, dentre outros. Essa pessoa não quer chegar no jogo e ter outro chefe/professor mandando nela de forma ríspida.

"Então quer dizer que devo deixar cada um fazer o que bem entender?"

De forma alguma, tudo o que é conversado antes, não é surpresa depois. Estabeleça os limites e se guie por eles e se por acaso se deparar com ocasiões em que não possa aplicar a regra ao pé da letra, use a imaginação e seja maleável se isso não for prejudicar os demais.
"O ferro é firme e difícil de dobrar, porém se você o forçar muito, ele quebra. Já o metal se dobra com mais facilidade, porém diferente do ferro, é maleável e mais difícil de quebrar. Seja Metal \,,/_"

Lembrando que, amizades são mais importantes, mas isso não deve torná-lo refém de nunca poder dar um ponto final em atitudes de um amigo que esteja agindo "anti-tribo", saber dar um ponto final(mas claro, de forma educada e gentil) é importante justamente pela amizade. Se souber explicar o seu ponto de vista(que antes de tudo é o ponto de vista mais importante para a tribo), a pessoa irá entender, então ela ou sai ou muda a forma com a qual leva o jogo pelo bem da tribo. Em ambos os casos, a amizade prevalece.

Regras e Metas

As regras não podem ser complexas, estamos tratando de pessoas de diversos níveis sociais e de escolaridade, logo, se você quer que sua mensagem seja ouvida, ela deve ser clara. Eu mesmo já entrei em tribos que tinham um "código penal" maior que o do nosso país, eu li as 3 primeiras regras e o resto ignorei e deixei por conta da minha imaginação rs

Outro ponto importante é ter Metas Tribais. Como no trabalho ou qualquer outro aspecto da vida, saber onde quer chegar é importante, mas mais importante ainda é o "como". Se você não se propõe a traçar as metas que a tribo precisa para alcançar a vitória, qualquer outro resultado(como a derrota) é bem vindo pra você. Não saber onde quer chegar e o como é um perigo.

Comunique-se

Dedicar um tempo para conversar com os membros da tribo é importante, o assunto pode não necessariamente ser o jogo, pode ser a respeito de uma receita daora que você fez no final de semana a até física quântica.

Isso não somente o líder, como o restante da Staff. Pessoas a frente da tribo devem ser jogadores que gostam de se comunicar. Uma tribo em que a liderança mal conversa com os demais jogadores, é uma tribo fadada a cozinhar(recrutar e formar jogadores) e outra tribo comer(uma tribo com liderança mais ativa recrutar seus jogadores). Procure ter um critério semanal de enviar mensagem para a tribo para atualizá-los do que vem acontecendo. Dica, bom humor ajuda bastante nisso.

Considerações Finais

Pois bem, essas são as dicas que acho valiosíssimas para montar uma "tribo foguete" aquela que voa a níveis estratosféricos. Lembrando, exige-se muito empenho e trabalho para isso, mas se estiver disposto a pagar o preço, a recompensa será grande igual. Esses assuntos são genéricos e não tem muito a ver com estratégias de guerra, mas talvez mais pra frente eu faça um somente sobre isso(ou talvez não rs)

Agradeço a você que leu até o final, digite abaixo "penico cor de rosa"(entendedores entenderão rs) e sinta-se livre para dar sua opinião sobre o assunto.

Um grande abraço e um ótimo jogo!
 
Topo